Sua vida financeira vai mudar depois de conhecer os 3 níveis financeiros

Sua vida financeira vai mudar depois de conhecer os 3 níveis financeiros que têm como objetivo mostrar, definitivamente, o passo a passo para trilhar rumo ao equilíbrio, liberdade e independência financeira!

Você já imaginou, ou se perguntou, como realmente gostaria que sua vida financeira fosse? Pode querer até uma vida simples, mas sem preocupações financeiras, com todas as contas pagas dentro do prazo, uma reserva de emergência para o caso de algum imprevisto, e algum dinheiro na conta para poder sair de vez em quando sem grandes preocupações.

Pode também querer uma vida mais tranquila e confortável, onde o dinheiro não é problema, com a possibilidade de viajar para onde quiser, quando quiser, ter a liberdade de escolher o que quer fazer, com o que quer trabalhar, sem existir uma necessidade, propriamente dita, com uma fonte de renda fixa, mas também uma fonte de renda passiva.

Poderá ainda querer uma vida mediana, que não seja tão simples, mas também não precisa ser uma vida de milionário. Apenas uma vida que lhe dê conforto, que consiga viver tranquilamente, ter uma boa casa, um bom carro, férias com a família.

O segredo passa sempre por inverter a regra do jogo. A sociedade nos ensina que para ter dinheiro precisamos trabalhar. Ou seja, primeiro trabalhamos para depois receber dinheiro. Nesse cenário, nós trabalhamos para ganhar dinheiro.

Ora, os grandes empreendedores inverteram essa ordem do jogo. Em vez de trabalhar para ganhar dinheiro, os empreendedores colocam o dinheiro a trabalhar para si. O trabalho torna-se um gosto, uma vontade própria, e nunca uma obrigação, pois o dinheiro investido nos dá uma renda que nos permite viver tranquilamente.

ESTILO DE VIDA

À primeira vista, todas as pessoas gostariam de ter uma vida rica, de milionário. No entanto, a verdade é que muitas pessoas preferem ter um estilo de vida mais simples.

Portanto, antes de começar a trilhar o seu caminho, é importante definir o estilo de vida que deseja ter. Independentemente do estilo de vida que você escolha, é importante saber que em qualquer um deles é possível viver bem.

No entanto, se você escolheu ter um estilo de vida simples, não deve gastar mais do que deve, pois tentaria viver um outro estilo de vida para o qual não está preparado financeiramente.

Estabeleça suas metas e objetivos para poder trabalhar nesse sentido, elaborando um plano que permita alcançar esses objetivos finais.

Equilíbrio, liberdade e independência financeira!
Níveis Financeiros

NÍVEIS FINANCEIROS

Agora que escolhemos o estilo de vida que desejamos ter, está na hora de partir para a ação! De fato, não basta querer! É preciso agir para alcançar nossos maiores objetivos!

Vejamos cada um dos estilos de vida como um nível de um jogo. Ou seja, para alcançar o último patamar dos estilos de vida, o de milionário, precisa, obrigatoriamente, passar pelos outros dois (simples e mediano).

Equilíbrio financeiro

Quando falamos do equilíbrio financeiro estamos falando do estilo de vida simples. Quando você se encontra estável financeiramente, pode dizer que alcançou o primeiro nível financeiro.

Geralmente as pessoas conseguem alcançar esse nível financeiro no curto prazo, desde que consiga superar os obstáculos que tem pela frente.

O primeiro obstáculo diz respeito às crenças limitantes. É necessário quebrar com as crenças limitantes para poder agir e aceitar as mudanças. A sociedade nos impõe certos paradigmas, certas formas de ver a vida, e de como nós devemos vivê-la. No entanto, para crescer financeiramente, é importante olhar fora da caixa, quebrar com esses paradigmas.

O segundo obstáculo é aceitar que o caminho não é fácil, nem se consegue trilhar de um dia para o outro. Muitas pessoas acabam desistindo pois acham que não chegarão a lado nenhum porque não conseguiram ver resultados rapidamente. Pois é! Resiliência e Persistência! Foco e Determinação! Tudo o que precisa para alcançar o sucesso!

Sendo assim, é fundamental você organizar as suas finanças de acordo com um orçamento doméstico estabelecido. Assim você consegue controlar para onde está indo o dinheiro que você ganha, para onde está indo erradamente, e para onde deveria ir!

Baixe aqui um orçamento completo e totalmente gratuito: CONTROLE FINANCEIRO

Deverá também quitar todas as dívidas, caso tenha, já que as dívidas são correntes que impedem o crescimento do dinheiro.

Formar uma reserva de emergência de, pelo menos, três vezes o salário, ou consumo mensal, para não ser necessário recorrer ao cheque especial e crédito com altas taxas de juros.

Usar o dinheiro com mentalidade, racionalidade, e não com a emoção, sem considerar as consequências de suas escolhas, que podem ser tanto negativas, como positivas.

Eu nunca disse que seria fácil! Ao superar cada um desses obstáculos, terá atingido o equilíbrio financeiro. Entenda que só terá o status de equilíbrio quando realmente conquistar tudo o que foi mostrado. Não é apenas começar, é preciso terminar!

Liberdade Financeira

Quando dizemos que alguém alcançou a liberdade financeira, queremos dizer que alcançou o nível financeiro intermediário. É uma pessoa que tem um estilo de vida confortável, sem sufoco, com margem para comprar uma casa legal, um bom carro, e viajar com a família sem que isso prejudique o seu orçamento.

Tendo em conta que ele exige bem mais orçamento que o estágio do equilíbrio financeiro, é um nível que se alcança no médio prazo. O grande foco desse estágio é a formação de patrimônio.

Mas não pense que tudo está resolvido! Também existem alguns obstáculos a serem superados!

O primeiro obstáculo se refere aos investimentos de médio e longo prazo. A partir desse momento, deverá começar seus investimentos em ações de empresas. Obviamente que isso exige um grau de conhecimento maior, especialmente para fazer análises de lucro e crescimento.

O segundo obstáculo se refere às fontes de renda passiva. Até agora, você tinha apenas uma renda fixa e/ou variável. Mas, para alcançar o patamar seguinte, é importante buscar fontes de renda passiva que possam complementar a renda principal. Dessa forma você consegue ter valores de aportes dos investimentos maiores.

Sendo assim, deverá investir a maior parte destinada para aplicações em renda variável e somente uma pequena parte em renda fixa. Resumindo: buscar ser um investidor moderado, no mínimo, buscando sempre a diversificação.

Eu sei! O negócio está ficando complexo! Você somente terá atingido esse nível quando  não depender mais somente de sua renda principal. Ainda será necessário trabalhar para manter o padrão de vida, mas você terá poder de escolha, pois não vai depender apenas de uma fonte de renda e terá um bom patrimônio.

Independência financeira

O último nível financeiro é o designado de independência financeira. Este representa o estilo de vida rico / milionário e é atingido no longo prazo, já que o foco é buscar não trabalhar pelo dinheiro, mas sim colocar o dinheiro para trabalhar por você.

Ainda nesse estágio, você se depara com outros obstáculos que deverá fazer de tudo para superar. Veja quais são!

Fazer seu patrimônio, o qual foi formado na liberdade financeira, se multiplicar e render o suficiente para manter seu padrão de vida.

Ter em mente que o objetivo não é a riqueza em si, por exemplo: ter 10 milhões de reais, mas garantir uma vida onde os ativos passivos rendem o suficiente para não trabalhar e se preocupar com dinheiro.

Diversificar o patrimônio, considerando mais segurança, mas não deixar de considerar os retornos e riscos.

Sabe quando você vai saber que atingiu a independência financeira? Claro que sim! Quando tiver milhões, não é isso? ERRADO!!! Ser uma pessoa rica não é ter milhões! É antes ter equilíbrio para manter o que tem, liberdade para poder fazer escolhas sem grandes limitações e independência para não depender de um salário para viver.

Conclusão

Essa visão ampla de uma vida financeira, sabendo como funciona cada passo a passo, e como começar, é o que vai diferenciar você daqueles que não têm o conhecimento e informação por não abrir a mente e aceitar as dificuldades no caminho.

A vida financeira é assim: ganhar, pagar, poupar e gastar! Só que, infelizmente, a maioria das pessoas fazem exatamente o contrário: ganhar, gastar, pagar e, se sobrar, poupar. E é precisamente por essa razão que algumas pessoas e famílias, mesmo com uma renda e patrimônio razoável, conseguem viver melhor que aqueles que têm uma renda maior, mas nenhum patrimônio.

Não é preciso ser mega inteligente, ou passar anos e anos estudando, para mudar a situação financeira! Só é preciso começar pelo básico e não ignorar todos os obstáculos para tentar chegar mais rápido ao nosso objetivo final!

Se você tem interesse de atingir o equilíbrio financeiro, conheça meu projeto, onde mais de 2.500 pessoas já conseguiram alcançar o sucesso e estão lutando e trabalhando para equilibrarem suas vidas financeiras!

Não perca essa chance! Curso completo de educação financeira.

Gostou? Ajude outras pessoas compartilhando!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Erick Augusto

Erick Augusto

É um jovem empreendedor que tem como missão ajudar as pessoas a mudar a sua realidade financeira por meio da educação financeira e do uso da tecnologia. Ele dedica parte de seu tempo aos estudos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Inteligência Artificial (IA).

Além das Finanças

Meu objetivo com esse blog é compartilhar minhas experiências, conhecimentos e resultados para pessoas que realmente estão dispostas a mudarem suas vidas financeiras. Só depende de você para colocar todo o conhecimento em prática!