Saiba como se planejar, ter foco e controle nas compras

Apesar de todo o mundo efetuar compras diariamente, a maior parte das pessoas não sabe comprar. A verdade é que nós compramos por diversos motivos. Quer por necessidade, por desejo, por prazer, quer por um mero impulso, e por incrível que possa parecer, até por falta de controle e atenção.

Ora, são esses últimos casos que requerem uma maior atenção de nossa parte. Para que isso não aconteça, pois é dinheiro deitado fora, literalmente, você precisa estimular em si mesmo o controle e o foque sobre o seu dinheiro, e sobre si mesmo também.

Muitas pessoas, sabendo que perdem o controle nas compras, acabam deixando de comprar até o que precisam. No entanto, comprar aquilo que precisamos e queremos não é algo a deixar de fazer.

A questão se prende com aprender aquilo que podemos comprar, e quando podemos, e devemos, comprar.

Não é preciso deixar de comprar o que queremos, mas é preciso saber o que podemos e quando podemos comprar.

De forma a fazer as escolhas corretamente, é necessário desenvolver controle e foco em nós mesmos. Afinal de contas, as decisões que tomamos vêm de nossas necessidades, e desejos também.

Para que nós não cometamos nenhum erro no futuro, evitando dificuldades, problemas e arrependimentos, é necessário que aprenda a se planejar e controlar. Te proponho 3 passos simples para começar a sua luta. Confira!

3 Passos simples para comprar com inteligência


Já aconteceu alguma vez na sua vida ficar sem dinheiro porque fez uma compra no momento errado, e até uma coisa que nem precisava? Isso é mais comum do que aquilo que possa pensar.

A verdade é que, no mundo atual, nós somos incentivados a comprar, independentemente de nossas necessidades. Cada vez mais a publicidade usa de armas fortes para nos criar necessidades que não temos na verdade.

Isso faz com que percamos o controle de nossas finanças, e muitas vezes acumulamos um monte de coisas em casa que nem usamos.

Dessa forma, e para que não passe por nenhum perrengue por causa de compras por impulso, siga estes três passos. Eles são simples, mas requerem um grande aprendizado. Ora veja!

PLANEJAMENTO

Sempre que estiver pensando em comprar alguma coisa, independentemente do que for, faça sempre um planejamento primeiro. É esse planejamento que vai evitar alguns possíveis problemas, como falta de dinheiro, dívidas, ou perda de poder de aquisição de outras coisas mais importantes.

Fazer um planejamento do que precisa comprar, do dinheiro que tem disponível, e do dinheiro que quer colocar de parte para poupanças evitará compras desnecessárias. Além disso, vai ajudar muito você antes mesmo de comprar o que quer que seja.

CONTROLE

O segundo passo: Se controle! Você tem 500 reais sobrando em sua conta. Se esse é o dinheiro que lhe resta até ao final do mês, porque gastar 150 reais em algo que não vai fazer diferença nenhuma em sua dia a dia?

A verdade é que muitas vezes compramos coisas a mais por falta de controle. Por isso o primeiro passo é tão importante. Siga sempre aquilo que planejou. Sempre que pensar em comprar algo que não está no seu planejamento, então não compre. É porque você não precisa! Ou então porque pode adiar essa compra.

Dessa forma, você se consegue planejar para incluir essa compra, e poderá descobrir se vale, ou não, a pena comprar aquilo que pensou.

FOCO

O terceiro, e último, passo: Foque no seu planejamento e deixe tudo o resto para trás. Como você vê, o planejamento está na base de tudo. Assim, se você planejou comprar uma listinha de coisas necessárias, e outra listinha de compras que deseja ter, compre somente isso. Mais nada!

As promoções e descontos acabam nos enganando. Elas existem para isso mesmo, para incentivar você a comprar coisas que, de outra forma, não sairiam da prateleira.

Não é porque determinado produto está em promoção que você precisa sair comprando. Nada disso! Pense bem e reflita se vale a pena, ou não.

Se, por acaso, um desses produtos em promoção é algo que usa regularmente, analise seu orçamento para saber se pode, ou não, comprar a mais, ou se colocará em causa a sua saúde financeira.

Lembre: quanto maior o planejamento, o controle e o foco, maior poder de aquisição terá. Use sempre a inteligência quando estiver comprando alguma coisa. Nunca se esqueça que está nas suas mãos!

Gostou? Ajude outras pessoas compartilhando!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Erick Augusto

Erick Augusto

É um jovem empreendedor que tem como missão ajudar as pessoas a mudar a sua realidade financeira por meio da educação financeira e do uso da tecnologia. Ele dedica parte de seu tempo aos estudos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Inteligência Artificial (IA).

Além das Finanças

Meu objetivo com esse blog é compartilhar minhas experiências, conhecimentos e resultados para pessoas que realmente estão dispostas a mudarem suas vidas financeiras. Só depende de você para colocar todo o conhecimento em prática!